segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Para Eliane:


Não são "bandas", são "bráquetes", aquelas coisinhas fixadas nos dentes, com a função de sustentar o fio,que possibilita o "aperto" mensal.
É confuso só no início, com um monte de nomes diferentes e funções mais diversas ainda, depois acostuma.
O bráquete pode cair e tem que limpar bem em volta, porque é ali mesmo que costuma ficar a cárie.
Na verdade a dor não passa não, a gente acostuma com ela.
O meu dói  ainda; tem dias que mais, outros menos.
O fio vai engrossando e a boca "enfirida", mas no fim, deve valer a pena.
Como quase tudo que causa dor, depois traz resultado.
Tenho posto fé nisso...na vida, de modo geral...

Outras nomenclaturas para você se acostumar:



Componentes (peças e acessórios) dos aparelhos fixos:
  • Bráquetes: São as pecinhas metálicas coladas em cada dente (podem também ser trans-parentes ou da cor do dente)
  • Arcos : São os fios metálicos que passam por dentro dos bráquetes. No decorrer do tratamento, eles são trocados por outros mais grossos. Isso éque dáa impressão de "apertar" o aparelho
  • Banda : anel colocado em volta dos dentes posteriores, para soldar os tubos ou brá-quetes, pois nesses dentes, geralmente, as peças não param coladas devido ao grande esforço mastigatório.
  • Tubo : Éa peça soldada no anel para abrigar a finalização das pontas dos arcos
  • Ligaduras elásticas : São as borrachinhas que prendem os arcos aos bráquetes
  • Arco Extra-Bucal(AEB): Arco usado dentro e fora da boca para, por exemplo, manterespaços, para empurrar dentes superiores para trás, tentar evitar o crescimento da arcadasuperior
  • Mini-implante: O mini-implante é utilizado como ancoragem para a movimentação dos dentes, trata-se forma de um dispositivo em forma de parafuso feito basicamente de titânio que é um material perfeitamente compatível com os tecidos ósseos.


Abraço e boa sorte!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009



Bem, já comentei que a idéia inicial era juntar o pensamento  de todo mundo em torno dos problemas de aparelho e todos os outros problemas da vida aqui no blog, para trocar experiência e tal...mas o que acaba acontecendo, é que as pessoas não entram, se sentem inibidas, ou sem tempo, ou sem coragem para escrever e me ligam para comentar as coisas, para dizer: -" olha, tem que falar disso e daquilo..."
Então, hoje o assunto foi que deu no  tal do programa da Regina Casé, o "Vem com tudo", que a moda agora que "veio com tudo" é o aparelho dentário  para a 3º idade!!!!
Pois é...quer dizer o quê ? Que se pretende viver mais? Que nunca é tarde para consertar as coisas? Que não tem idade para se querer ficar mais bonito? (Ou quiseram me chamar de velha? rsss)
Acho que todas as alternativas são válidas...
Ouvi muito a respeito disso essa semana: filho fazendo quinze anos e tal, não sou mais nenhuma garotinha...eu sei...principalmente nesse momento em que o ciático resolveu lembrar que existe...
Mas também não é o fim do mundo!
Filho é realmente maravilhoso: acrescenta, te faz mais humana, mais ligeira, menos egoísta (isso para as pessoas normais, né )
 É de verdade a coisa mais próxima de qualquer Deus ou força mistica que  possa existir: aquele serzinho saindo de dentro de você, com voz, com personalidade, com vontade própria, com tudo...Doido pra caramba!
Você não deixa de ser você em nada, só que melhor, porque afinal de contas tem um propósito maior para tudo, para matar um leão por dia, dois, três que sejam...para voltar pra casa, pra se cuidar mais na vida...
E isso vale também, e principalmente, pra quem pariu apenas a idéia de ser mãe de algum filho desses tantos aí que precisam de uma...Acho essa mãe mais especial ainda, mais lutadora, mais genial !
Bem, como diria um grande filósofo da minha geração : " não é a vida como está e sim as coisas como são..."
Estou de aparelho sim, não me sentirei tão cedo na 3º idade e sou muito feliz como mãe...


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Realidade...





"Como sempre,
basta um colocar os pés no chão
que se acaba a diversão..."

*Mafalda (Quino)

domingo, 15 de novembro de 2009

"Santa Apolônia: Nossa Senhora protetora dos adultos com aparelho!"




Vou pedir a  Santa Apolônia, protetora dos dentistas e todos aqueles que tem "problemas dentais", que proteja todos os adultos com aparelho e outros problemas, sejam eles de qualquer ordem!
Todos os meus amigos, os menos chegados e os antepatizados também.( que eu não quero o mal de ninguém não...)
Me traga saúde, paz ao coração,abençõe a minha família e o meu trabalho.( já que não me deu um trabalho melhor...)
Me livre das roubadas da vida, da música ruim e da programação da rede globo...
Faça o Natal passar bem rapidinho e o Ano Novo chegar...
Nunca deixe faltar dinheiro para a terapia e me livre de todos os morcegos do universo!
Assim Seja!

sábado, 14 de novembro de 2009

Tá ruim, mas tá bom...


O "fim de carreira dos problemas de adulto" só pode ser problema de saúde!
Não há dinheiro ou dor de cotovelo comparado!
Nada mais fatal do que você, de repente se ver paralisado por uma má noticia, do tipo: "deu! fim da linha! já era!", se é que me entende...
Não.Só quem passou entende.E entende mais que eu ainda, quem constatou, sem volta "deu! fim da linha! já era"...
Enfim, mesmo que esteja tudo ruim, de modo geral, se você pode viver, tudo está bom!

Tirei o elástico do dente!Coisa boa!
E mesmo que o fio tenha aumentado, que a pressão tenha aumentado, sem aquele elástico tá ótimo!
Se tem uma coisa que aprendi com o aparelho, é que a dor nunca passa, a gente que acostuma com ela!

Ontem, na piscina, vi uma guria colocando spray de xilocaìna em todo corpo, porque tinha acabado de se tatuar todinha...Ela literalmente resmungava : " a dor nunca passa!cada vez dói mais"...
Pudera!Já somos obrigados a conviver com tanta dor, pra que provocar?

Depois de "abrir o envelope", de tirar o elástico e de ter o meu corpo lisinho, só com as tatuagens naturais impostas pela idade, vou te dizer:  tá ruim, mas tá bom!
Bem bom!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Problema URGENTE de todas as pessoas: Proteger o planeta!

Você acha que tem feito muito calor?
Você acha que tem chovido demais?
Você sente que o sol parece "comer" a sua pele?

Você estranha o número de tormentas, furacões, tsunamis, coisas que antes eram excepcionais e hoje são comuns como chuva de verão?Se compadece dos desertos que se formam nos territórios menos esperados, das pessoas que não tem água para beber? Dos animais?

Você percebe que não tem mais espaço para veículos?que as garrafas pets e as sacolas plásticas estão disputando espaço na paisagem com as flores desorientadas das árvores que perderam a noção das estações?
Você nota quando as pessoas jogam lixo na rua desprezando a lixeira que está do lado?
Banal?Óbvio demais?

Não preciso falar "globalmente"
Temos problemas suficientes por aqui, com os vizinhos, com os colegas;
com nossa própria falta de educação, de bom senso, de auto-preservação.

Temos um problema urgente.
Por favor, acorde.



domingo, 8 de novembro de 2009

Tempo...



Tenho tido problemas com o tempo.
Há muito tempo....
Antes, quando achava que ele passava devagar e queria que ele voasse, e por conta disso,alimentei uma ansiedade, uma incompatibilidade entre o querer e o realizar.
Hoje porque acho que ele passa depressa demais, e queria ter realizado coisas que ainda não aconteceram.
Sempre, porque eu não consigo equacioná-lo, trazer o fim antes do meio, matar a fome de viver.

Tenho também  problemas com o tempo que  falta.
Todos temos, de modo geral, problemas com a  falta de tempo.
Para mim, tá faltando tempo até  para escrever!
O tempo tem voado!
A vida passa rápido... já  tá começando aquela sensação de que o ano tá acabando, de que faltaram muitas coisas para fazer, aquela impressão final de que,  quando dezembro acabar, a gente paga alguma multa pelo que não conseguiu fazer...É como se tivéssemos um prazo vencido.
De verdade, tudo que não fazemos hoje, vence mesmo .
Porque , embora não levemos em consideração,o presente é tudo que temos.
Nem o ontem, nem o amanhã, apenas o hoje para fazer tudo que desejamos...
Não vamos pagar multa pela roupa que não compramos, pelo livro que não lemos ou pelo que não emagrecemos antes de dezembro acabar, mas de fato, talvez não tenhamos um amanhã, talvez não tenhamos mais tempo...

Por outro lado, tem coisas que não dá pra apressar...você pode coloca mil ferros na boca, mas se não der o tempo certo, os dentes não irão pro lugar.
A lua não nasce as 15 horas.O sol não nasce a meia noite...
Seu amor não chega antes que você esteja preparado.
Mesmo que você morra de vontade....

O tempo então é relativo e temperamental.
Age a seu modo e não se importa com o seu desejo.
A gente que tem que se acalmar.
Enquanto adultos, já tivemos tempo suficiente de aprender isso...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Problema de Adulto: " O dia de amanhã ! "






Não sei;



Não vi;


Não disse nada.


Vai saber...


Vou ler de novo...


Pensar melhor,


Depois te conto.



domingo, 1 de novembro de 2009

Porquê os adultos tem problemas:




"
É preciso algo que nos preocupe
Para acabar com a monotonia.
Briga com a sogra, duvida
De tua vida, de Deus, de tudo,
Das próprias coisas que melhores julgas,
Porque, na verdade,
Não há nada mais chato na vida
Do que um cachorro sem pulgas..."



Mario Quintana; Velório sem defunto, 1990*