terça-feira, 29 de junho de 2010

Problema de adulto: os que ficam pelo caminho....

Tem a saudade, a nostalgia e a culpa.
Saudade de pessoas que estamos há tempos sem ver,
porque a vida corre e não nos cruzamos mais, não "dá no jeito".
Nostalgia de momentos bons, de bons papos, boas caminhadas...
Culpa por não ligar,por não escrever ,por não procurar,
 não inventar um jeito de encontrar, de trazer de volta ao nosso caminho.

Os caminhos...
Tomam novos rumos, é verdade.
Às vezes, nem são caminhos diferentes,
os "rumos", apenas,que são novos.
Vontade ligar amigo!
Te chamar pra almoçar,te dizer que sinto saudade, que não te esqueci,que tu continua importante e único...
É que tenho descoberto que a vida tem fases.
Fases de sair, fases de ficar.
Fases de se expor, fases de se recolher
Fases de ser mais mãe, fases de ser mais filho.
Fases de mais sofrer, fases de mais sorrir.
Fase de ler,de nadar,de dançar;
de baixar a cabeça e estudar,de curar a lombar, de escrever...
Fases como a lua
que precisa minguar pra se encher depois;
como as estações, com outonos, com primaveras....

Difícil desapegar,
tenho tentado, não sem dor
e lembrado muito de todos;
das fases que já passei e dos que foram importantes
hoje e sempre!
 

terça-feira, 22 de junho de 2010

"No creo en la eternidad de las peleas,nin en las recetas de la felicidad..."



Ya estoy en la mitad de esta carretera
Tantas encrucijadas quedan detrás...
Ya está en el aire girando mi moneda
Y que sea lo que
Sea

Todos los altibajos de la marea
Todos los sarampiones que ya pasé...
Yo llevo tu sonrisa como bandera
Y que sea lo que
Sea

Lo que tenga que ser, que sea
Y lo que no por algo será
No creo en la eternidad de las peleas
Ni en las recetas de la felicidad

Cuando pasen recibo mis primaveras
Y la suerte este echada a descansar
Yo miraré tu foto en mi billetera
Y que sea lo que
Sea

Y el que quiera creer que crea
Y el que no, su razón tendrá
Yo suelto mi canción en la ventolera
Y que la escuche quien la quiera escuchar

Ya esta en el aire girando mi moneda
Y que sea lo que sea


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Problema de Adulto:perder os ídolos

Engraçado,hoje acordei bem feliz!
Assim sem razão,feliz com o dia,com o sol, com a vida...
Até saber da notícia do dia(que para mim não é a copa do mundo):a morte de um grande ídolo.
José Saramago.
Aos poucos eles estão indo...
(Já foi Xico Stockinger,agora Saramago.Vou rezar pela saúde do Suassuna...)

Mas eu, leitora voraz e inquieta,encontrei nele uma grande figura.Um jeito diferente, uma temática original e uma estrutura de texto  que sozinha,ja garantia  meio sucesso da obra.
Já pensou: ele não vai mais escrever!?!?!
Vazio.

Os ídolos se vão,as produções cessam e...vazio!

Preciso pensar.
Todos precisamos e temos pensado muito pouco.
Vai então uma ajudinha....

Cada vez mais sós

   "Acho que todos nós devemos repensar o que andamos aqui a fazer. Bom é que nos divirtamos, que vamos à praia, à festa, ao futebol, esta vida são dois dias, quem vier atrás que feche a porta – mas se não nos decidirmos a olhar o mundo gravemente, com olhos severos e avaliadores, o mais certo é termos apenas um dia para viver, o mais certo é deixarmos a porta aberta para um vazio infinito de morte, escuridão e malogro."
                                                                                                      “Cada vez mais sós”, in Deste Mundo e do Outro, Ed. Caminho, 7.ª ed., p. 216

Responsabilidade

  "As misérias do mundo estão aí, e só há dois modos de reagir diante delas: ou entender que não se tem a culpa e, portanto, encolher os ombros e dizer que não está nas suas mãos remediá-lo — e isto é certo —, ou, melhor, assumir que, ainda quando não está nas nossas mãos resolvê-lo, devemos comportar-nos como se assim fosse."
La Jornada, México, 3 de Dezembro de 1998

Pensar, pensar

"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma."
Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Problema de Adulto:Não entender certas coisas!(Copa do Mundo)

Eu gosto de futebol; gosto muito até.
Confesso que já fui uma colorada muito mais ferrenha do que tenho sido, mas o time também não tem ajudado né...tempos difíceis.
Mas eu não entendo um país parar porque sua seleção vai jogar.
Não entendo os bancos mudarem seus horários, o comércio fechar,as repartições públicas e a cidade sair correndo feito louca,como se tivesse fugindo de um tornado, pra não perder o jogo.
È claro que a gente torce,entra na festa, mas me entristece um pouco, sabe...
Ver na TV as escolas, as pessoas unidas em torno do futebol, como única forma de patriotismo;
cantando: - "sou brasileiro, com muito orgulho...."
Putz,tinha que ter mais coisa pra se orgulhar né!
Infelizmente parece que sobrou só o esporte.
Quando eu era criança a gente marchava no 7 de setembro,guardava a bandeira,estudava "moral e cívica", essas coisas...
Eram épocas estranhas,fim da ditadura,coisa que ninguém quer reviver.
Mas ser brasileiro parecia que seria outra coisa.
Esperava-se uma abertura, progresso aliado à cultura, à educação,à igualdade de condições e outras coisas bem diferentes do que fazer parte de uma torcida apenas.
Mas,mesmo sabendo-se de quanta "tortura"  foi abafada pelos gritos de gol,
quantas leis esdrúxulas e aumentos de salários dos políticos foram aprovados,
 enquanto o povo só tinha olhos para a seleção,
continuamos assim: parando o país para ver a seleção jogar!
Bem,mas como dizia o Nei Lisboa: "cada povo tem o novo que merece";
e,
pior que isso,
como dizia o João Bosco: "tá lá o corpo estendido no chão,
                                        em vez do rosto,uma foto de um gol..."



sexta-feira, 11 de junho de 2010

Chá de dente:

Minha boca é minha obra!
Explico:sabe obra?que nunca acaba no tempo previsto, sempre sai horrores do orçamento,sempre falta alguma coisa, etc,etc?
Pois é, minha função do aparelho tá mais ou menos assim....
Tô cansada já: aperta, bota dente, cai o dente,limpa,dói....tira RX...pensa se faz isso ou aquilo primeiro....
$$$$$$$$$$$

Tive uma idéia!Assim:
Tem chá de fralda, chá de bebê,chá de bar,chá de panela....
E seu eu fizesse um chá de dente?
Cada um traz um pino, um parafuso, um cicatrizador, um "provisório",uma pecinha básica qualquer....
Podia né?!?!
Gostei dessa idéia....

terça-feira, 8 de junho de 2010

Cansei!

Tem faltado tempo (um grande inimigo dos adultos)!
Tempo para escrever, tempo para estudar, tempo para realizar tuuudo que eu queria fazer e não consigo.
Brevemente direi que, por mim, deu de aparelho já!!!!
Cansei, tô exausta, queria tirar isso agora mesmo!
Tô numa fase dentuça de novo e, considerando a "invocação" que isso me causa, dessa vez  tô mais pra Mônica do que pra qualquer coisa....
De qualquer forma, tenho tentado fazer "de conta" que não tá acontecendo nada...que tô na paz, tentando manter um sorriso Monalisa....
Vamos ver até onde vai...amanhã tem mais uma sessão de "aperto"!